A Alstom celebrou mais um marco em sua trajetória no Brasil: a fábrica localizada em Taubaté, no interior de São Paulo, completou uma década de operação. Desde sua inauguração em 2015, a unidade se consolidou como um centro na produção de carros de trem em aço inoxidável.
Um comunicado da fabricante lembra que o local foi escolhido estrategicamente para ser um polo industrial, sendo que a fábrica está próxima de importantes vias logísticas, como as rodovias Dutra e Carvalho Pinto, além do Porto de Santos, o maior da América Latina.
Histórico de produção e expansão
Desde sua criação, a fábrica de Taubaté esteve envolvida em projetos importantes de mobilidade, começando pela fabricação de 27 carros Citadis para o VLT do Rio de Janeiro. O projeto, concluído em tempo recorde para as Olimpíadas de 2016, foi um dos primeiros no mundo a contar com um sistema 100% livre de catenária. Em seguida, a unidade também produziu os carros NS16 para o Metrô de Santiago, no Chile.

Para Suely Sola, diretora geral da Alstom Brasil, a data reforça a relevância da operação no país:
“Celebrar dez anos produzindo trens em nossa fábrica de Taubaté reafirma o compromisso da Alstom com o Brasil e com a entrega de soluções de mobilidade que conectam pessoas e transformam cidades. Essa conquista reflete a nossa capacidade de inovação e excelência operacional e o trabalho dedicado de um time altamente qualificado e comprometido em atender às demandas locais e globais com qualidade e sustentabilidade.”
Diante da crescente demanda, a Alstom investiu R$ 100 milhões na expansão da fábrica em 2022, após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. Desde então, a unidade já produziu ou está produzindo mais de 170 trens (940 carros) para atender projetos em diferentes partes do mundo, incluindo Brasil, Chile, Taiwan e Romênia.
Projetos recentes e em andamento
🚆 Linhas 8 e 9 da Rede de Trens Metropolitanos de São Paulo
🔹 Produção de 36 trens Metropolis, cada um com oito carros, para modernização do sistema operado pela ViaMobilidade. Todos foram entregues e estão operando:


🚇 Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo
🔹 Fabricação de 22 trens Metropolis, com seis carros cada, para a futura Linha Universidade (LinhaUni), em contrato com a Acciona Group.
🇨🇱 Linha 7 do Metrô de Santiago, Chile
🔹 Entrega de 37 trens Metropolis, com cinco carros cada, para a nova linha da capital chilena.
🇹🇼 Linha 7 do Metrô de Taipei, Taiwan – Extensão da Fase 2
🔹 Produção de 35 trens Metropolis, com quatro carros cada, equipados com o sistema de sinalização CBTC Urbalis 400, SCADA e portas de segurança nas plataformas.
🇹🇼 Linha Circular de Taipei, Taiwan – Fase 2
🔹 Fabricação de 29 trens, totalizando 116 carros, para expansão do sistema metroviário da cidade.
🇷🇴 Linha 5 do Metrô de Bucareste, Romênia
🔹 Produção de 13 trens Metropolis, somando 78 carros, para ampliação da rede subterrânea da capital romena.
Em 2023, o ViaTrolebus esteve na fábrica da empresa, e registrou o transporte de um dos trens da ViaMobilidade saindo do local até o Pátio Presidente Altino:
