Obras na Estação da Luz vão melhorar fluxo de passageiros com novas escadas rolantes
A Estação da Luz é um dos principais pontos de conexão entre linhas de trem e metrô no centro de São Paulo, além de abrigar um edifício histórico que preserva parte da história ferroviária paulista. No entanto, a grande movimentação de passageiros, especialmente nos horários de pico, gera lotação na plataforma central, tornando o deslocamento mais desafiador.
Para aprimorar a circulação no local, a CPTM iniciou nesta semana a instalação de duas novas escadas rolantes na plataforma central da estação. Como parte das obras, duas escadas fixas que atendem as plataformas 2 e 3 serão substituídas pelos novos equipamentos.
A primeira escada fixa foi interditada na última terça-feira (04/03), e a estação recebeu sinalizações informativas para orientar os passageiros sobre as obras. Alternativamente, os usuários podem utilizar as novas escadas fixas recentemente inauguradas, as escadas rolantes já existentes e o elevador, que continua disponível para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, gestantes, idosos e passageiros com crianças de colo. Além disso, funcionários da CPTM estão no local para auxiliar no fluxo de passageiros.
O investimento na instalação das escadas rolantes é de R$ 2,5 milhões, e a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2025.
Novo túnel
As intervenções fazem parte do contrato para a construção de um novo túnel que conectará o saguão central da estação à Linha 4-Amarela, reduzindo a concentração de passageiros nos acessos entre a CPTM, a ViaQuatro e o Metrô.

Essa nova ligação fará com que o túnel de ligação existente sob a Rua Mauá seja utilizado apenas para o trânsito de passageiros entre a Estação da Luz da CPTM e a Estação da Luz da Linha 1 – Azul do Metrô.
De acordo com o último relatório de empreendimentos da companhia, a previsão de entrega do túnel é no segundo semestre deste ano.