O Governo de São Paulo planeja leiloar a Linha 10-Turquesa da CPTM junto com a futura Linha 14-Ônix, um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligará Santo André a Guarulhos, atravessando a Zona Leste da capital.
Para integrar as duas linhas, será construída a Estação ABC no local onde funcionava a antiga parada Pirelli, entre as estações Santo André e Capuava. As minutas do edital, disponíveis para consulta pública, trazem detalhes sobre o projeto da nova estação.

Local da estação
A Estação ABC será erguida no bairro Vila Humaitá, em Santo André, em frente à Avenida Alexandre de Gusmão, próxima ao Carrefour Hipermercado, Kart Premium ABC e Atrium Shopping. Ao norte da estação, em uma área de vegetação rasteira, será implantado o Pátio da Linha 20-Rosa do Metrô, que servirá para manutenção e suporte operacional.
A estação será elevada, com acessos laterais interligados por uma passarela, permitindo a integração entre áreas urbanas próximas e a conexão com a Estação ABC da Linha 10-Turquesa por meio de outra passarela. Para a Linha 14-Ônix, a estação contará com um mezanino na área pública conectado a outro na área paga, além de duas plataformas de embarque. A estrutura será feita de concreto armado, com cobertura metálica, seguindo padrões técnicos e funcionais.

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação São Miguel Paulista
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
- Estação Corinthians-Itaquera
- Estação Hospital Santa Marcelina
- Estação Parque do Carmo
- Estação Rio das Pedras
- Estação Jardim Itápolis
- Estação Sapopemba
- Estação Parque Oratório-Nevada
- Estação Hospital da Mulher – Cidade dos Meninos
- Estação Jardim Sorocaba
Características
Os mezaninos abrigarão bilheteria, bloqueios, salas operacionais, salas técnicas e banheiros acessíveis. Todas as salas operacionais contarão com ar-condicionado dimensionado para a ocupação prevista. As plataformas de embarque terão 60 metros de comprimento por 6,15 metros de largura, com configuração lateral. A acessibilidade será garantida por sete módulos de circulação vertical, incluindo elevadores, escadas rolantes e fixas.
O projeto também prevê melhorias viárias no entorno, como readequação de calçadas, rebaixamento de guias, demarcação de faixas de pedestres, instalação de baias para táxis e bicicletários. Os módulos de circulação vertical serão construídos em estrutura metálica com iluminação LED, garantindo segurança e acessibilidade. A estação atenderá às normas de acessibilidade NBR 16537:2018, NBR 9050:2020 e NBR 14021:2005.
Além disso, o projeto de comunicação visual incluirá todos os elementos necessários para a identificação e sinalização da estação, bem como orientações para acessibilidade. O entorno do acesso será revitalizado, contemplando áreas de embarque e desembarque para transporte individual, vagas acessíveis, paisagismo e melhorias no percurso para garantir acessibilidade até a entrada da estação.