Edifício técnico da nova Estação São Joaquim chega a 85% de conclusão

Divulgação: Metrô de São Paulo

Nas últimas semanas, chegaram equipamentos essenciais para a ampliação e modernização da Estação São Joaquim.

Novos equipamentos e avanços na obra

De acordo com um comunicado do Metrô, foram entregues os equipamentos que serão instalados no Edifício Técnico Operacional (ETO), como transformadores, geradores e bancos de baterias. Esse prédio, com sete andares, abrigará toda a infraestrutura técnica da estação reformada, liberando espaço para ampliações no mezanino e nas plataformas. Atualmente, cerca de 85% das obras civis do edifício já foram concluídas, e a previsão é que ele fique pronto entre agosto e setembro de 2025.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Ampliação para futura conexão

Com a transferência dos equipamentos técnicos para o novo ETO, será possível expandir significativamente a estrutura da Estação São Joaquim, que opera há mais de 50 anos. Essa reestruturação permitirá o alargamento das plataformas e a construção de um novo mezanino de integração com a futura estação da Linha 6-Laranja, que terá aproximadamente 60 metros de extensão, proporcionando mais conforto aos passageiros. Parte desse novo mezanino será feita em estrutura metálica (steel deck) sobre as plataformas, e sua escavação ocorrerá do nível da rua até a laje de cobertura da estação.

A intervenção adicionará 3,23 mil metros quadrados de áreas úteis, incluindo um novo mezanino sobre as plataformas e a reconfiguração dos acessos. Com isso, a capacidade de atendimento passará dos atuais 30 mil passageiros diários para 200 mil. O acesso oeste será adaptado para funcionar como sistema de ventilação e saída de emergência, enquanto o acesso leste será ampliado para atender às novas demandas da Linha 1-Azul e sua futura conexão com a Linha 6-Laranja. A modernização também incluirá a instalação de 15 escadas rolantes e seis elevadores para garantir mais acessibilidade.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Avanço nas obras e tecnologias aplicadas

Os trabalhos de remanejamento das interferências — incluindo redes de telecomunicações, tubulações da Sabesp, dutos da Comgás e cabos da Enel — já foram concluídos em cerca de 95%, acelerando a execução das próximas etapas. Um dos avanços já iniciados é o rebaixamento do lençol freático na área onde será construído o mezanino de integração com a Linha 6-Laranja.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Para garantir precisão e segurança na obra, estão sendo empregadas tecnologias avançadas. A modelagem digital BIM (Building Information Modelling) possibilitou a criação de um modelo 3D detalhado da estação, auxiliando no planejamento e na execução da ampliação. Além disso, um sistema automatizado de monitoramento, com sensores e instrumentação robotizada, realiza medições em tempo real para detectar qualquer movimentação na estrutura da estação e nos imóveis vizinhos.

Com um investimento de R$ 358 milhões e cerca de 160 operários mobilizados, a ampliação da Estação São Joaquim está sendo realizada em 10 fases para minimizar impactos na operação e no entorno. As escavações seguem o método de vala a céu aberto e ocorrem de forma controlada, garantindo que apenas metade da via seja interditada, preservando o tráfego local.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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