Divisa entre São Paulo e Santo André pode ganhar nova estação

Reprodução: Google Mapas

Governo planeja concessão conjunta da Linha 10-Turquesa e do VLT da Linha 14-Ônix

O governo estadual pretende conceder em conjunto a operação da Linha 10-Turquesa da CPTM e da futura Linha 14-Ônix, um VLT que conectará Santo André a Guarulhos, atravessando a Zona Leste de São Paulo.

Segundo comunicado oficial, a nova linha poderá ser implantada em um prazo de até 10 anos. Entre as estações previstas, está a Parque Oratório-Nevada.

Divulgação: Governo de SP

Sobre a Estação Parque Oratório-Nevada

Localizada no bairro Jardim Sapopemba, na divisa entre São Paulo e Santo André, a estação ficará entre a Rua Dolores Duran e a Avenida das Nações. A região ao redor tem predominantemente edificações residenciais de baixa e média altura, além de áreas comerciais e de uso misto. Próximos à estação, encontram-se equipamentos urbanos como o Parque Linear Ribeirão Oratório, o CEU EMEF Domingos Rubino e o CEU Rosa da China.

O projeto prevê uma estação elevada, com dois acessos laterais – a oeste e a leste –, interligados por uma passarela que facilitará a circulação de pedestres. A estrutura contará com:

Mezanino em área não paga, ligado por passarela a um mezanino em área paga
Plataformas laterais de 60 metros de comprimento e 6,15 metros de largura
Estrutura em concreto armado com cobertura metálica para maior durabilidade
Salas operacionais e técnicas, além de bilheteria e sanitários acessíveis
Quatro módulos de circulação vertical, com elevadores, escadas rolantes e fixas
Capacidade para atender quase 10 mil passageiros por dia

Fonte: SPI

Localização da estação:

A estação terá uma conexão (paga) com a parada Nevada, do corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara.

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Etapas de implantação da Linha 14-Ônix

A construção do VLT será realizada por fases, conforme previsto no cronograma da concessão:

🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC (incluindo a Estação Parque Oratório-Nevada) → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Investimento condicionado à viabilidade futura.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus