Novo trem da Linha 15-Prata entra em montagem na China
Há um mês, o ViaTrolebus noticiou que a CRRC e a Alstom estavam montando na China um novo trem para a Linha 15-Prata do monotrilho. Agora, a fabricante avança na produção da décima composição, identificada como S37, do lote de 19 trens adquiridos para reforçar a frota da linha, que se prepara para receber mais passageiros com suas futuras expansões.
Novos trens chegam ao Pátio Oratório
Até o momento, o Metrô de São Paulo já recebeu três das novas composições no Pátio Oratório. Uma delas, o trem S30, teve sua chegada acompanhada pelo ViaTrolebus, marcando um avanço no reforço da frota:

Frota M x Frota S
O design frontal dos novos trens segue o mesmo padrão das 27 unidades iniciais fabricadas pela Bombardier, conhecidas como Frota M. Com base na nomenclatura alfabética adotada pelo Metrô, os novos trens foram classificados como Frota S.
Como ocorre tradicionalmente, os trens mais recentes trazem melhorias em relação às frotas anteriores. Um exemplo foi a Frota P, que opera na Linha 5-Lilás sob concessão da ViaMobilidade, e recebeu aprimoramentos baseados em sugestões dos metroviários. Agora, com uma década de operação da Linha 15-Prata, a Frota S representa uma evolução da Frota M, embora as principais mudanças estejam em componentes internos que não são visíveis aos passageiros.
Principais melhorias
Roda de carga
O pneu que suporta o peso do monotrilho foi reforçado para suportar maior carga, e o sistema run-flat recebeu aprimoramentos. Além disso, os sensores de temperatura das rodas foram modernizados.

Engates
Os engates que conectam os carros foram redesenhados e agora são classificados como “semi-permanentes”, garantindo maior vida útil e mais elasticidade.
Sapatas coletoras
O sistema que coleta energia do trilho lateral da viga-guia foi reprojetado para aumentar sua durabilidade.
Vidros
Os novos vidros são mais leves e resistentes, contribuindo para a redução do peso da composição e a economia de energia.
Melhorias no interior do trem
Embora a identidade visual do salão de passageiros tenha sido mantida, algumas mudanças foram implementadas para reduzir custos de manutenção e aprimorar a experiência dos usuários.


- Assentos: agora fabricados em fibra de vidro, material mais barato para reposição e com manutenção facilitada.
- Pega-mãos adaptados: reposicionados para melhor acessibilidade, facilitando o uso por pessoas com mobilidade reduzida nos assentos reservados.
- Mapas dinâmicos: redesenhados para melhor visualização dos trajetos e conexões.
- Gangway (conexão entre carros): agora equipada com piso metálico, proporcionando maior resistência e segurança.
- Ar-condicionado: otimização das saídas de ar, reduzindo o tempo necessário para troca e manutenção dos filtros.
Novos intercomunicadores
Atendendo a sugestões dos funcionários do Metrô, o intercomunicador para comunicação com o operador e o Centro de Controle Operacional (CCO) foi reposicionado. Agora, o equipamento está instalado em uma altura mais acessível, permitindo o uso por cadeirantes que geralmente ocupam os primeiros ou últimos carros da composição.