O governo estadual lançou recentemente o programa São Paulo nos Trilhos, uma iniciativa que reúne uma série de projetos voltados à expansão da malha ferroviária no estado. O plano prevê a estruturação de novos eixos de transporte ferroviário, com a intenção de atrair investimentos da iniciativa privada.
Expansão Ferroviária no Estado de São Paulo
Lançado no ano passado, o programa reúne uma série de projetos voltados ao transporte ferroviário de cargas e passageiros. São mais de 40 iniciativas contemplando trens intercidades (TIC), veículos leves sobre trilhos (VLT), trens urbanos e metrô. No total, os investimentos previstos ultrapassam R$ 194 bilhões, com uma extensão superior a 1.000 km de novos trilhos.
“O estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário que está renascendo, nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirmou o Governador Tarcísio de freitas.
O site achou uma página da Secretaria de Parcerias e Investimentos que descreve os projetos.

Projetos em Desenvolvimento
Além dos quatro eixos principais do Trem Intercidades, que conectarão São Paulo a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos, há planos para ligações ferroviárias dentro do interior do estado. Esses novos trajetos incluem ao menos sete rotas adicionais:
- Trem Intercidades Marília–Sorocaba
- Trem Intercidades Sorocaba–Campinas
- Trem Intercidades Campinas–Ribeirão Preto
- Trem Intercidades Ribeirão Preto–Franca
- Trem Intercidades Santos–Cajati
- Trem Intercidades Campinas–Araraquara
- Trem Intercidades São José dos Campos–Taubaté
Abaixo a malha ferroviária existente no estado:

Traçados Propostos
Os sete novos trechos estão previstos para seguir traçados ferroviários já existentes, alguns ainda em operação e outros atualmente desativados, mas com a infraestrutura de leito ferroviário disponível.
Ainda não há confirmação sobre a reutilização dessas ferrovias para os projetos, mas nos quatro eixos prioritários já definidos, parte ou toda a malha ferroviária existente será aproveitada.
No caso do primeiro eixo que vai sair do papel, que é entre São Paulo e Campinas, o trem vai seguir no leito ferroviário existente. Já nos eixos entre a capital e Santos e São José dos Campos, há previsões de pelo menos parte do uso dos trilhos existentes.