Projeto do VLT no Centro de São Paulo avança com definição de trajeto
Documentos analisados pelo Via Trolebus, elaborados pela SP Urbanismo, detalham o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que poderá ser implantado no centro da capital paulista.
Chamado de “Bonde SP”, o projeto é uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo para revitalizar o centro histórico, que há anos enfrenta desafios relacionados à segurança, moradia e saúde pública. Assim como ocorreu em outras cidades ao redor do mundo — e até no Brasil, com o VLT do Rio de Janeiro —, a expectativa é que o novo meio de transporte desempenhe um papel fundamental na transformação da região.
A previsão é que o sistema esteja em operação até 2027. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, apresentou o trajeto completo das duas linhas ao Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

Linha Azul – Circular
A Linha Azul terá um percurso circular, operando nos sentidos horário e anti-horário, com um total de 26 estações (13 em cada sentido).
Trechos da Linha Azul
1️⃣ Viaduto Dona Paulina – Avenida Rangel Pestana
- A linha se inicia no Viaduto Dona Paulina, passa pela Praça da Sé, Praça João Mendes e segue até a Avenida Rangel Pestana.
2️⃣ Avenida Rangel Pestana – Museu Catavento
- O trajeto atravessa o Parque Dom Pedro II, passando por uma nova passagem em nível sobre o Rio Tamanduateí, conectando-se à Rua das Figueiras.
3️⃣ Museu Catavento – Mercadão
- O VLT percorre a Avenida Mercúrio, passa em frente ao Mercado Municipal e cruza novamente o Rio Tamanduateí.
4️⃣ Mercadão – Vale do Anhangabaú
- No sentido horário, segue pela Rua Carlos de Souza Nazaré, passa sob o Viaduto Santa Ifigênia e chega ao Vale do Anhangabaú.
5️⃣ Vale do Anhangabaú – Praça da República
- O trajeto passa pela Avenida Ipiranga, contorna a Praça da República no sentido anti-horário e segue pela Avenida São João até o Largo do Paissandu.
6️⃣ Praça da República – Praça Roosevelt
- O VLT desce pela Avenida Ipiranga, passa em frente ao Edifício Itália e Copan, seguindo até a Praça Roosevelt pela Avenida Consolação.
7️⃣ Praça Roosevelt – Câmara Municipal
- Segue pela Avenida Consolação, passa pela Biblioteca Mário de Andrade, atravessa o Viaduto Nove de Julho e chega à Câmara Municipal pela Rua Maria Paula.
8️⃣ Câmara Municipal – Viaduto Dona Paulina
- O trajeto retorna ao ponto inicial, fechando o circuito ao redor da Praça da Sé.

Linha Vermelha – Circular (6,26 km)
A Linha Vermelha será circular, porém com via singela, contando com 13 estações ao longo do percurso.
Trechos da Linha Vermelha
9️⃣ Paissandu – Estação da Luz
- O VLT parte do Largo do Paissandu, percorre a Avenida Cásper Líbero e chega à Estação da Luz.
🔟 Estação da Luz – Rua Prates
- Atravessa o Viaduto General Couto de Magalhães, passando pelo Parque da Luz, e segue pela Rua Prates.
1️⃣1️⃣ Rua Prates – Vila Reencontro
- O trajeto continua até o Programa Vila Reencontro, onde será implantado um centro de operações e manutenção do VLT com 27.000 m².
1️⃣2️⃣ Vila Reencontro – Rua José Paulino
- O VLT contorna a Rua Mamoré, seguindo pela Rua José Paulino, que contará com trechos exclusivos para pedestres.
1️⃣3️⃣ Rua José Paulino – Sala São Paulo
- A linha passa pela Rua Mauá, em frente à Sala São Paulo e à Praça Júlio Prestes.
1️⃣4️⃣ Sala São Paulo – Praça Princesa Isabel
- O trajeto percorre a Avenida Duque de Caxias até a Praça Princesa Isabel.
1️⃣5️⃣ Praça Princesa Isabel – Avenida São João
- O VLT segue pela Avenida São João, próximo ao Largo do Arouche.
1️⃣6️⃣ Avenida São João – Paissandu
- A linha retorna ao Largo do Paissandu, completando o percurso circular.