O ViaTrolebus visitou as obras da Linha 17-Ouro do monotrilho. Nesta série de quatro reportagens, o site apresenta as estações, um trecho da linha a bordo de um veículo de manutenção e, neste primeiro episódio, mostra o futuro Pátio Água Espraiada e a Estação Washington Luiz, que fica anexa ao pátio.
O Pátio Água Espraiada está sendo construído sobre o Piscinão Água Espraiada. O espaço contará com seis quilômetros de vias internas e terá capacidade para acomodar todos os trens da Linha 17, incluindo as duas expansões previstas, que levarão a linha de Jabaquara até a Estação São Paulo-Morumbi.

De acordo com funcionários ouvidos pelo ViaTrolebus, o local poderá abrigar até 39 composições, mas, inicialmente, servirá como estacionamento e centro de manutenção para os 14 trens que estão sendo fabricados pela BYD.


O trecho inicial da Linha 17-Ouro, atualmente em construção, compreende o trajeto entre Morumbi e Estação Washington Luiz, além de um ramal até o Aeroporto de Congonhas. Quando a linha for expandida para suas duas extremidades – de Washington Luiz até Jabaquara e de Morumbi até São Paulo-Morumbi – será necessária a compra de mais 12 trens. O espaço excedente no pátio poderá acomodar um eventual aumento na frota.
Pátio com dois andares
Além das salas técnicas, almoxarifado e do prédio que abriga o Centro de Controle Operacional (CCO), o Pátio Água Espraiada possui dois níveis. O andar superior é destinado ao estacionamento dos trens, enquanto o bloco A, no andar inferior, é utilizado para manutenção.



A área de estacionamento está localizada após a Estação Washington Luiz, à direita da via no sentido Jabaquara.
Os trens que precisarem descer para a manutenção utilizarão a chamada via 12, que possui um declive de 8%. Essa via leva até uma área de manobra, que, por sua vez, dá acesso ao bloco A.
Estação Washington Luiz
A Estação Washington Luiz fica anexa ao Pátio Água Espraiada. Ao lado da estrutura, há um prédio envidraçado, que deve abrigar o Centro de Controle de Operações (CCO) da Linha 17-Ouro.


A estação terá plataformas laterais e, atualmente, está na fase de acabamento, com a instalação de estruturas metálicas. Até o final de março, deverá receber a passarela de acesso, que será a maior da Linha 17, conectando o acesso norte ao mezanino.


Segundo o governo estadual, a obra da estação está 68% concluída.
Operação da linha
A operação da Linha 17-Ouro será feita por ramais. Na primeira fase, haverá dois serviços partindo da Estação Morumbi:
- Um com destino ao Aeroporto de Congonhas
- Outro até a Estação Washington Luiz
Veja imagens do pátio e a estação em nosso canal no YouTube:
