Confira o caminho do Trem SP-Santos pela zona sul de SP

STM

Governo Estadual estuda trem de passageiros entre São Paulo e Baixada Santista

O Governo do Estado está analisando a possibilidade de implementar um trem de passageiros ligando São Paulo à Baixada Santista. Segundo informações divulgadas no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o projeto pode ter o leilão e a assinatura do contrato realizados em 2027.

Possíveis trajetos

Ainda não há uma definição sobre o percurso que o trem seguirá para descer a serra. Entre as opções consideradas:

  1. Linha 10-Turquesa e sistema cremalheira
    • O trem seguiria pela Linha 10-Turquesa da CPTM até Rio Grande da Serra, utilizando a ferrovia existente até Paranapiacaba e descendo pelo sistema cremalheira, estrutura originalmente projetada para trens de carga e passageiros.
  2. Trajeto pela Zona Sul de São Paulo
    • Há duas alternativas nessa região:
      • Pela Rodovia dos Imigrantes
      • Pela Linha 9-Esmeralda até Varginha, conectando-se a uma antiga ferrovia até Parelheiros
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Descida pela zona sul

Nos dois últimos casos, a descida da serra ocorreria pelo trajeto onde já foi estudada a construção de uma rodovia entre Parelheiros e Itanhaém. A informação foi divulgada pelo secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

“Levamos a proposta para a CPTM, que fez os cálculos e indicou que essa era a melhor rota para o TIC Santos. Quando estudarmos o TIC Santos, também avaliaremos a possibilidade de viabilizar uma rodovia no mesmo trecho. Esse é exatamente o local onde foi elaborado o projeto básico de descida, e por onde o TIC Santos deve seguir”, afirmou Benini.

Gilmar s francisco

Traçado pelo leito da rodovia

Caso o trajeto pela Zona Sul seja escolhido, o percurso seguiria da seguinte forma:

  • Início na Estrada Ecoturística de Parelheiros, próximo ao cruzamento com a Avenida Fernando da Cruz Alves.
  • Seguiria no sentido sul-norte, paralelo à antiga Estrada de Ferro Evangelista de Souza – Santo Amaro.
  • Iniciaria a descida da serra pela margem ocidental do Vale do Rio Capivari, dentro do município de São Paulo.
  • Atravessaria o Vale do Rio Branquinho, passando sob a Serra do Mar por túneis ou cortes na montanha.
  • Seguiria pelos vales do Rio Aguapeú e Rio Branco em direção a Santos.
  • Chegaria até a antiga ferrovia Santos-Cajati.

Trecho da descida proposta:

O projeto ainda está em fase inicial de estudos e deverá passar por novas avaliações antes da definição do traçado final.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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