Comporte vence leilão das linhas da CPTM, e vai operar a maior malha de trem

Renato Lobo

O Grupo Comporte venceu o leilão das Linhas 11, 12 e 13, além do Expresso Aeroporto, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A empresa apresentou a melhor proposta e superou o Grupo CCR, que também participou da disputa. O vencedor propôs desconto de 2,57%, enquanto o segundo, 1,45% sobre a contraprestação do Estado.

Com a vitória, o Comporte passa a administrar o mesmo número de linhas ferroviárias que sua concorrente no leilão, mas com uma extensão maior em quilômetros de trilhos, considerando a malha metroferroviária na região metropolitana de São Paulo. A CCR administra 117 quilômetros, com as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e, futuramente, a Linha 17-Ouro. Já o Comporte vai somar mais de 170 quilômetros com as Linhas 7-Rubi e, agora, as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A empresa também será responsável pela construção e operação do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, além do serviço de trem intermetropolitano, que ligará Jundiaí a Campinas, passando por Vinhedo, Valinhos e Louveira.

O grupo ainda opera o VLT da Baixada Santista e o metrô de Belo Horizonte.

Divulgação

Expansão das linhas

O projeto prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, englobando a construção de novas estações e a ampliação das linhas existentes.

A extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, por exemplo, beneficiará diretamente mais de 200 mil moradores de Guarulhos, proporcionando melhor acesso ao Aeroporto Internacional e ao centro da capital paulista.

A iniciativa contempla a implantação de oito novas estações, a modernização de outras 24 e a reconstrução completa de quatro, além da expansão de mais de 25 km de trilhos. A Linha 11-Coral será prolongada até a Estação César de Sousa, com quatro novas paradas. Já a Linha 12-Safira será estendida até Suzano, ampliando as conexões e criando novas oportunidades de emprego. A Linha 13-Jade chegará até Gabriela Mistral e Bonsucesso.

Com essas melhorias, a expectativa é que as três linhas movimentem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040. A assinatura do contrato está prevista para o segundo semestre de 2025.

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus