Como será a conexão das Linhas 14 e 15 na estação Sapopemba?

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Uma das funções da futura Linha 14-Ônix será a integração entre diferentes linhas da zona leste de São Paulo, já que o novo eixo de transporte, projetado pela CPTM, cruzará todas as ligações radiais que partem das áreas mais centrais até as regiões periféricas. A linha deve ligar Guarulhos a Santo André, passando por bairros da zona leste.

Integração com a Linha 15-Prata em Sapopemba

Uma das conexões previstas será a integração entre as Linhas 14 e 15 na Estação Sapopemba. As informações constam na consulta pública das Linhas 10 e 14.

A Estação Sapopemba

Segundo um dos documentos, a Estação Sapopemba da Linha 14-Ônix ficará no bairro Jardim Sapopemba, na cidade de São Paulo, na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas. O entorno da estação é predominantemente residencial, com habitações horizontais de baixo e médio gabarito, além de áreas com uso misto e comercial.

Fonte: SPI

Conexão entre as Linhas 14 e 15

Está prevista a construção de uma estação subterrânea, com dois acessos laterais: um no lado norte e outro conectado diretamente à Linha 15-Prata do Metrô por meio de uma passarela, garantindo acessibilidade e integração eficiente entre os modais.

A estrutura ligará a estação da Linha 14 até o lado oeste da parada do monotrilho.

Para a Estação Sapopemba da Linha 14-Ônix, foi considerado o método construtivo Vala a Céu Aberto (VCA), com um mezanino em área paga e outro em área não paga, além de duas plataformas. A estação também fará conexão direta com o Terminal de Ônibus Sapopemba e com a Linha 15-Prata, permitindo o compartilhamento de acessos entre os sistemas.

A demanda prevista para a estação é de quase 20 mil passageiros por dia.

Outras estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Divulgação: Governo de SP

Trecho compartilhado

A Linha 14-Ônix será atendida por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com trens de 44 metros de comprimento, semelhantes aos que operam na Baixada Santista.

Alguns trechos serão compartilhados com o tráfego local, como entre as estações Jardim Itápolis e Hospital da Mulher/Cidade dos Meninos. Nesses trechos, a sinalização será do tipo Marcha à Vista, onde o controle total do trem será feito pelo operador, semelhante à condução de um ônibus.

Para os trechos segregados, será utilizado o modo semiautomático, garantindo maior velocidade e segurança.

Prazo de entrega dos trechos

A implementação da Linha 14-Ônix será feita por etapas, conforme o cronograma da concessão:

🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão (incluindo a Estação Sapopemba).
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Classificado como investimento contingente, podendo ou não ser implementado.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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