A cidade de Águas Lindas de Goiás deu início aos testes com um ônibus elétrico da BYD como parte de um chamamento público promovido pela prefeitura. O objetivo da iniciativa é analisar alternativas sustentáveis de mobilidade para embasar um futuro edital de aquisição de veículos elétricos para o transporte coletivo.
Durante 30 dias, o modelo BYD D9W será avaliado em uma das rotas de maior demanda do município, especialmente no eixo viário principal. Além da BYD, outras montadoras também participaram da fase de testes, permitindo uma comparação do desempenho e dos benefícios operacionais de diferentes tecnologias disponíveis no mercado.
Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, destacou a importância da participação da empresa no projeto:
“Nosso compromisso é contribuir para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil e para a transição energética do transporte público urbano. Queremos apoiar as cidades na implementação de soluções sustentáveis e eficientes.”
O BYD D9W, desenvolvido para operação urbana intensa, possui 12,98 metros de comprimento, carroceria da fabricante Caio e chassi próprio da BYD. O veículo conta com baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem autonomia de até 250 quilômetros e tempo de recarga entre 2 e 3 horas. Sua capacidade total é de 80 passageiros sentados, e o modelo se destaca pela plataforma Low Entry (entrada baixa), que elimina degraus e facilita o embarque de pessoas com mobilidade reduzida.
Conta com freios regenerativos, que reaproveitam a energia da frenagem para recarregar as baterias, e a suspensão pneumática ajustável, garantindo maior conforto e segurança para passageiros e motoristas. Além disso, o modelo pode reduzir em até 70% os custos operacionais em comparação com ônibus a diesel, além de diminuir significativamente os níveis de ruído, melhorando a qualidade de vida de motoristas, cobradores e passageiros. Cada unidade elétrica evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores.