Durante os cinco dias de folia, o VLT Carioca terá uma operação especial para atender turistas e foliões. Entre os dias 1º (sábado) e 4 (terça-feira) de março, a Linha 3 terá seu percurso ampliado, permitindo que os trens circulem entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont. A medida visa facilitar o deslocamento de quem chega à cidade pela Rodoviária do Rio e pelo Aeroporto Santos Dumont.
Além disso, a partir das 23h de sexta-feira (28/02), será oferecido um serviço especial para melhorar a mobilidade no retorno para casa. Entre a Central do Brasil – principal estação para embarque e desembarque do público do Sambódromo – e o Terminal Gentileza, os trens operarão até as 5h da manhã, com intervalos de até 20 minutos.
A Linha 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont) funcionará normalmente das 5h às 23h, com intervalos médios de 15 minutos. Durante todo o período do Carnaval, a operação será monitorada 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional do VLT, em conjunto com as autoridades de segurança. Além disso, 130 colaboradores passaram por um curso de capacitação para prestar apoio ao público em caso de necessidade.

Interrupção nas Linhas 2 e 4 para obra emergencial
Devido a um reparo emergencial da concessionária Águas do Rio, as Linhas 2 e 4 do VLT ficarão temporariamente fora de operação entre os dias 1º e 4 de março. A obra será realizada na Rua da Constituição, entre as ruas Gomes Freire e Regente Feijó. Assim que os serviços forem concluídos, a circulação será retomada.
Durante esse período, os passageiros podem utilizar a Linha 3, que terá seu trajeto ampliado até o Aeroporto Santos Dumont como alternativa.
Retorno à operação normal
Na Quarta-feira de Cinzas (05/03), todas as linhas do VLT voltam a operar com seus horários e itinerários habituais, mantendo intervalos médios de 15 minutos. A única exceção será a Linha 2, que circulará com intervalo de uma hora entre os trens.