Em janeiro, o primeiro trem da Linha 17-Ouro percorreu um quilômetro em trechos da futura linha, que conectará o Aeroporto de Congonhas às estações Washington Luís e Morumbi. Durante esse deslocamento, a composição foi impulsionada por baterias, aproveitando sua tecnologia que permite uma autonomia de até 8 km, distância equivalente à extensão total do eixo de transporte.
Enquanto isso, a instalação do sistema elétrico avança em alguns segmentos da linha, o que, futuramente, possibilitará o início dos testes operacionais dos trens. De acordo com o relatório de empreendimentos do Metrô, referente a janeiro, está em andamento a implantação do 3º e 4º trilhos para captação de energia entre as estações Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.
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Avanço na energização de estações
Duas estações da Linha 17-Ouro estão no processo de recebimento de energia, um passo fundamental para a ativação de sistemas essenciais, como escadas rolantes, portas de plataforma e iluminação.
Segundo a Agis, empresa responsável pela implementação dos sistemas elétricos da linha, a Estação Campo Belo já passou pela etapa de energização em média tensão.
“Essa fase permite alimentar o sistema de baixa tensão, garantindo o funcionamento de escadas rolantes, portas de plataforma, iluminação, ar-condicionado, ventilação e demais equipamentos auxiliares nas estações Campo Belo e Vereador José Diniz”, informa um comunicado da empresa.
A Agis é responsável pelo desenvolvimento do projeto executivo, além do fornecimento e implementação dos sistemas de alimentação elétrica e infraestrutura auxiliar para o trecho Washington Luís – Morumbi, incluindo o Pátio Água Espraiada e a Subestação Primária Bandeirantes da Linha 17-Ouro.