O Governo do Estado de São Paulo firmou um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a estruturação de dois projetos de trens intercidades e dois eixos de veículos leves sobre trilhos (VLTs).
O acordo contempla a modelagem das Parcerias Público-Privadas (PPPs) dentro do Programa de Mobilidade do Estado de São Paulo, abrangendo:
- Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul – conexão ferroviária entre São Paulo e Santos;
- Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste – ligação ferroviária entre São Paulo e São José dos Campos;
- Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Campinas;
- Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sorocaba.
O valor do contrato é de US$ 12.206.323,18 (doze milhões, duzentos e seis mil, trezentos e vinte e três dólares e dezoito centavos).
Os projetos
Trem São Paulo – Santos
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul conectará a Região Metropolitana de São Paulo à Baixada Santista por meio de uma linha férrea. O trajeto poderá ter entre 80 e 130 km de extensão, com tempo estimado de 90 minutos. O projeto beneficiará nove municípios e 1,8 milhão de pessoas, além de gerar aproximadamente 13 mil empregos e contribuir para a redução do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2025/01/TIC-EIXO-SUL-1.jpeg)
Trem São Paulo – São José dos Campos
O Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste fará a ligação ferroviária entre São Paulo e São José dos Campos, conectando a Região Metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba. O trajeto terá extensão entre 80 e 130 km, com duração estimada de 75 minutos, beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas em quatro municípios. O investimento previsto pelo Governo de São Paulo é de R$ 10 bilhões.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TIC-EIXO-LESTE-1.jpeg)
VLT de Campinas
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Campinas terá 44 km de extensão, dividido em dois ramais de 22 km cada, com 18 estações. O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de Campinas e conectará o TIC Eixo Norte, que liga Campinas a São Paulo, além de atender o Aeroporto Internacional de Viracopos. A expectativa é que o sistema beneficie 1,6 milhão de pessoas, além de gerar cerca de 3 mil empregos.
VLT de Sorocaba
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Sorocaba contará com 25 km de extensão e 13 estações, aproveitando o eixo ferroviário existente para melhorar a mobilidade urbana. O projeto facilitará o acesso à capital paulista por meio do TIC Eixo Oeste, oferecendo uma alternativa sustentável ao transporte individual, reduzindo congestionamentos e emissões de carbono. A estimativa é de que 760 mil pessoas sejam beneficiadas, além da geração de 2 mil empregos.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2024/10/VLT-Sorocaba-e1716846145598.jpeg)