Transporte coletivo encolhe e viagens individuais disparam em SP

Renato Lobo

Metrô de São Paulo divulga resultados da Pesquisa Origem-Destino 2023

O Metrô de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025, os resultados da Pesquisa Origem-Destino de 2023, um dos levantamentos mais relevantes do país no setor de mobilidade. O estudo é essencial para compreender os padrões de deslocamento na Região Metropolitana de São Paulo.

Tradicionalmente realizada a cada 10 anos, a última edição havia ocorrido em 2017. No entanto, devido aos impactos da pandemia, a Companhia do Metropolitano optou por antecipar a pesquisa, considerando que mudanças significativas ocorreram no comportamento da população, como o crescimento do home office.

Menos deslocamentos

Os dados indicam que, pela primeira vez na história da pesquisa, houve uma redução no número total de viagens diárias. Em 2017, eram 42,007 milhões de deslocamentos, enquanto em 2023 esse número caiu para 35,661 milhões, uma queda de 15,1%.

No período entre 2017 e 2023, foram registradas 6,346 milhões de viagens diárias a menos. O transporte coletivo perdeu cerca de 3 milhões dessas viagens, enquanto o transporte individual teve uma redução de 116 mil deslocamentos. No mesmo intervalo, a população cresceu 2%, a frota de automóveis aumentou 22% e o número de empregos subiu 11,7%, enquanto as matrículas escolares caíram 6,5%. Esses dados revelam a complexidade das transformações na mobilidade urbana.

Queda no uso de ônibus

A maior parte da redução no transporte coletivo ocorreu nos ônibus, que perderam 2,6 milhões de viagens diárias. Já o transporte individual, apesar do crescimento de 22% na frota de automóveis – que chegou a 5,375 milhões de veículos particulares –, também registrou queda de 886 mil deslocamentos.

Por outro lado, o aumento no uso de táxis, aplicativos de transporte (+137%) e motocicletas (+16%) ajudou a manter a participação do transporte individual em 51,2% das viagens motorizadas.

Renato Lobo

A pesquisa ainda mostra que o transporte coletivo perdeu participação em todas as faixas de renda, com uma redução total de 19,8% em relação a 2017.

Principais motivos das viagens

Entre as 35,7 milhões de viagens registradas na Região Metropolitana de São Paulo, 16,5 milhões (46,2%) tiveram como principal motivo o trabalho. A educação aparece em segundo lugar, representando 12,9 milhões de deslocamentos diários (36,2% do total).

Tempo médio de viagem

Os resultados também apontam que o tempo médio de deslocamento no transporte coletivo diminuiu em todas as faixas de renda, com exceção da faixa 3. Já no transporte individual, o tempo médio aumentou em quase todas as faixas, exceto na faixa 4, onde permaneceu igual a 2017.

A distância percorrida influencia diretamente o meio de transporte utilizado: para deslocamentos de até 6 km, o transporte individual é predominante, enquanto para distâncias maiores, o transporte coletivo se destaca.

Renato Lobo

Distribuição das viagens

A pesquisa revelou um novo panorama sobre a distribuição das viagens diárias:

  • 70,5% das viagens são motorizadas
  • 29,5% são não motorizadas (caminhadas, bicicletas, entre outros)

Dentre as viagens motorizadas:

  • 34,4% são realizadas por transporte coletivo
  • 36,1% ocorrem por meio de transporte individual

Os dados mostram uma inversão na participação dos modos motorizados. Até 2017, o transporte coletivo representava 54% das viagens motorizadas, enquanto o individual correspondia a 45,9%. Já em 2023, o cenário se inverteu: 48,8% dos deslocamentos motorizados ocorrem por transporte coletivo, enquanto 51,2% são feitos por meios individuais.

Apesar da queda geral no número de viagens, o transporte coletivo sofreu um impacto maior, perdendo 3 milhões de viagens diárias (redução de 19,8%). Em contrapartida, o transporte individual teve uma queda bem menor, de apenas 116 mil viagens diárias (-0,9%).

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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