Nesta terça-feira, o tatuzão norte chegou à futura Estação Brasilândia, completando sua jornada de escavação no trecho norte da Linha 6-Laranja, após partir da região da Marginal Tietê.
O maquinário será desmontado e poderá ser reutilizado na construção de uma nova linha metroviária: a Linha 16-Violeta. “A ideia é desmontá-lo e mantê-lo por aqui. Se conseguirmos viabilizar a Linha 16, ele será utilizado nessa obra”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante coletiva nesta terça-feira.
Para seguir com esse plano, o governo precisa licitar o novo eixo de transporte, que deverá conectar as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes, com um primeiro trecho indo até a futura Estação Abel Ferreira.
Segundo o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, a Acciona fará uma apresentação sobre o novo projeto em maio. As audiências públicas estão previstas para o terceiro trimestre de 2025, enquanto o edital deve ser publicado no quarto trimestre.

A empresa espanhola demonstrou interesse em tirar a Linha 16-Violeta do papel e, posteriormente, recebeu aval do governo para conduzir os estudos, que serão apresentados em maio.
No entanto, no leilão do projeto, outras empresas também poderão disputar a concessão. Caso outra empresa vença o edital, ela poderá comprar outro maquinário, ou então negociar o uso da tuneladora que chegou em Brasilândia.
O projeto da Linha 16
O novo ramal terá 32 km de extensão e contará com 25 estações ao longo de seu trajeto. O investimento previsto é de R$ 38,4 bilhões, com um período de concessão de 30 anos, sendo 8 anos destinados à construção e 22 anos para a operação. A estimativa é que a linha transporte mais de 226,8 milhões de passageiros anualmente.
A Linha 16-Violeta terá oito conexões com outras linhas metroferroviárias, incluindo:
Linha 1-Azul, na Estação Ana Rosa
Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco
Linha 4-Amarela, na Estação Oscar Freire
Linha 10-Turquesa, na Estação São Carlos
Linha 14-Ônix, na Estação Santa Marcelina
Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes
Futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista
Além dessas conexões ferroviárias, o projeto prevê integração com três terminais de ônibus, ampliando a conectividade e deslocamento dos passageiros.