Tatuzão da Linha 6 surge no meio de estação antes da sua “reta final”

Reprodução: Redes Sociais

Tatuzão Maria Leopoldina avança na escavação da Linha 6-Laranja

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o tatuzão Maria Leopoldina após atravessar a parede de concreto que separava a futura Estação São Joaquim do restante da Linha 6-Laranja, que possui 15 quilômetros de extensão e liga Brasilândia ao centro de São Paulo.

Reta final da escavação

Nas imagens, é possível ver a tuneladora já posicionada no meio do poço. A expectativa é que o tatuzão continue escavando até o Poço Felício dos Santos, um trecho não operacional com aproximadamente 360 metros de túneis.

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Andamento das obras

As obras da Linha 6-Laranja, que contam com um investimento de R$ 19 bilhões, já atingiram 60% de conclusão e seguem dentro do cronograma estipulado pelo Governo de São Paulo. A previsão é que o primeiro trecho, entre as estações Brasilândia e Perdizes, seja entregue no final do segundo semestre de 2026.

Máquina pode avançar até a Mooca

Após concluir a escavação programada, há a possibilidade de o tatuzão Maria Leopoldina seguir operando até a região da Mooca, dependendo das definições futuras do projeto. Em outras palavras, será necessário estabelecer um termo aditivo com a Linha Uni, que é a empresa responsável pelas obras e operação do novo eixo de transporte.

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Os estudos para a extensão até o Parque da Mooca foram autorizados na semana passada.

O projeto prevê duas novas expansões:

  • Ao norte: entre Brasilândia e Velha Campinas.
  • Ao sul: entre São Joaquim e Parque da Mooca.

Os dois trechos juntos somam sete quilômetros de extensão.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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