O tatuzão da Linha 6-Laranja de metrô deve chegar à futura estação Brasilândia nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025.
De acordo com um comunicado do governo estadual, essa será a última estação do trecho norte das obras.
Início dos trabalhos
A tuneladora iniciou os trabalhos em 15 de novembro de 2022 e, após pouco mais de dois anos, alcança sua parada final. O equipamento pesa 2 mil toneladas, tem 109 metros de extensão e um diâmetro de escavação de 10,61 metros.
A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Diversos profissionais estão envolvidos na operação e logística da tuneladora, incluindo engenheiros, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria e responsáveis por saúde e segurança.
O equipamento pode escavar entre 4 e 6 metros por dia, dependendo das condições do solo e da manutenção programada.