Tuneladora Cora Coralina avança na ampliação da Linha 2-Verde do Metrô
O Metrô de São Paulo anunciou que a tuneladora Cora Coralina chegou, nesta segunda-feira (17), ao Poço de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Madrid, conectando mais um trecho dos túneis da expansão da Linha 2-Verde.
Progresso da escavação
De acordo com a empresa, no percurso entre a Estação Santa Clara e o VSE Madrid, foram escavados 500 metros, retirados 53 mil m³ de terra e instalados 333 anéis de concreto. A tuneladora iniciou essa etapa da escavação no dia 2 de janeiro.
Com a chegada ao VSE Madrid, a próxima etapa será o deslocamento da máquina para a parede oposta do poço, de onde seguirá a escavação rumo à futura Estação Orfanato. Em seguida, avançará até o Poço Falchi Gianini, último destino da tuneladora nesta fase.
Ao atingir o Poço Falchi Gianini, localizado próximo à Estação Vila Prudente, a tuneladora terá concluído um trajeto de 4,5 km, sendo 3,7 km de túneis escavados – os outros 800 metros correspondem às estações e poços do trecho.
Próximas fases da obra
Após concluir o primeiro trecho de escavação, entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e transportada para o canteiro da Estação Penha, onde será remontada para iniciar a escavação no sentido Complexo Rapadura. Essa etapa concluirá o túnel da ampliação da Linha 2-Verde, que ligará Vila Prudente à Penha, promovendo integração com a Linha 3-Vermelha.
Desde o início das escavações no Complexo Rapadura, a tuneladora já percorreu 3,5 km, removendo 310 mil m³ de terra e instalando 1.942 anéis de concreto em 2,9 km de túneis.