O tatuzão que escava os túneis da Linha 6-Laranja chegou à estação São Joaquim neste domingo, 9 de fevereiro de 2025, e todas as quinze estações da Linha 6 estão interligadas por túneis.
“A Linha 6-Laranja é a maior obra de infraestrutura da América Latina e avança dentro do prazo. Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Com a finalização, a operação assistida começa, trazendo um impacto real para a população: o tempo de viagem entre Brasilândia e São Joaquim cairá de 1h30 para apenas 23 minutos. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade”, afirma Rafael Benini, Secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo.
A obra está 60% concluída.
Prazos da Linha 6
Em nota, o Governo Estadual informou que no final do segundo semestre de 2026 será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes. O restante da linha, entre as Estações Perdizes e São Joaquim, interligam a Zona Norte ao Centro da Capital e será entregue no final do segundo semestre de 2027.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2025/02/54316235346_301b51999c_c.jpg)
Tatuzão pode seguir escavando
Inicialmente, o maquinário ainda deve continuar escavando até um poço após a estação, mas o governo estadual pretende estender a Linha 6 até o Parque da Mooca. O tatuzão então poderá escavar mais cerca de 4 km, com as seguintes paradas:
O projeto prevê um acréscimo de 4 km de túneis e a construção de quatro novas estações:
- Aclimação
- Cambuci
- Vila Monumento
- São Carlos
Haverá ainda a integração com a Linha 10-Turquesa da CPTM, o que deve aumentar o número de conexões à malha metroferroviária.
Mas para que os trabalhos sigam, o governo estadual ainda deverá firmar um aditivo contratual com a Linha Uni, empresa que está as obras, para que as construções prossigam.