Em entrevista à Revista Oeste, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que pretende iniciar as obras da Linha 20-Rosa do Metrô em 2027.
“A previsão é que a contratação da obra aconteça em 2027”, declarou o governador.
Linha 20-Rosa avança com elaboração do projeto básico
O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô, que conectará o ABC Paulista à capital, avançou com a autorização para a elaboração de seu projeto básico. A gestão atual deu sinal verde para o início dos estudos, que serão conduzidos pelo Consórcio MNEPI Linha 20. O grupo terá 20 meses para desenvolver análises detalhadas, fundamentais para definir os aspectos técnicos da linha. Esses dados serão a base para o cronograma, a contratação das obras e a definição do modelo econômico para a implantação do novo ramal. O investimento previsto é de R$ 137,8 milhões.
A futura Linha 20-Rosa contará com 24 estações, dois pátios de manutenção e conexões com oito linhas do sistema metroferroviário paulista, além de futuras expansões previstas em outros projetos.
Trajeto e Integrações
Com 33 km de extensão, a nova linha ligará Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste de São Paulo, passando por regiões como Lapa, Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim Bibi e Moema. A estimativa é que o trecho atenda mais de 1,3 milhão de passageiros diariamente.
Estações previstas
📍 São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro.
📍 São Bernardo do Campo e Santo André: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos, Afonsina, Principe de Gales, Portugal e Santo André
PPP e modelo de concessão
De acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos, a publicação do edital, o leilão e a assinatura do contrato podem ocorrer em 2026. Também está em discussão a possibilidade de conceder a Linha 20-Rosa em conjunto com a Linha 1-Azul do Metrô, proposta que segue em análise.