O governador Tarcísio de Freitas, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, na chegada do tatuzão à futura Estação Brasilândia, falou sobre a entrega dos novos trens que vão operar na Linha 6-Laranja do Metrô.
“Os trens começam a chegar agora no segundo semestre de 2025. Estão sendo fabricados em Taubaté e devem ser enviados ao Pátio Morro Grande para que possamos iniciar os testes.”
A Linha Uni, operadora da Linha 6, adquiriu 22 trens da Alstom, cuja produção começou em 2024.
Cada composição terá capacidade para até 2.044 passageiros. A expectativa é que a linha transporte cerca de 630 mil pessoas por dia. Os trens serão equipados com tecnologia driverless (operação sem condutor) e poderão atingir velocidades de até 90 km/h, totalizando 132 carros na frota.
Conforme explicado pela empresa, as portas e corredores foram projetados para otimizar o fluxo de passageiros, garantindo liberdade de movimento e áreas específicas para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, grandes janelas e portas proporcionarão maior visibilidade externa, garantindo uma experiência de viagem mais segura, confortável e tranquila.