As Ferrovias Federais Austríacas (ÖBB) encomendaram mais 30 trens Mireo da Siemens Mobility para o transporte regional e de passageiros. Essa nova aquisição faz parte de um contrato-quadro já existente e complementa a compra de 70 trens realizada no ano anterior, elevando a frota de trens Mireo da ÖBB para um total de 100 unidades. Os novos trens devem entrar em operação a partir de 2029.
“Estamos muito felizes em apoiar a ÖBB com um total de 100 trens Mireo em seu programa de modernização do transporte ferroviário local e regional na Áustria. Os trens Mireo, já vendidos em mais de 550 unidades para 23 frotas, combinam alta eficiência operacional, funcionalidades modernas e conforto excepcional para os passageiros. Seu design garante uma experiência de viagem agradável e contribui para a satisfação dos usuários.” – Andre Rodenbeck, CEO da divisão de material rodante da Siemens Mobility.
Os trens Mireo são unidades elétricas de última geração. Podem atingir velocidades de até 160 km/h e operarão na Áustria, Alemanha e República Tcheca. Além disso, são equipados com o Sistema Europeu de Controle de Trens (ETCS).
O design moderno e os equipamentos internos garantem uma experiência confortável para os passageiros. Todos os trens contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade para cadeirantes, tomadas elétricas, espaços para carrinhos de bebê, bicicletas, além de suportes para esquis e pranchas de snowboard. Especificamente para a ÖBB, os novos trens terão carros mais largos em comparação às gerações anteriores do Mireo, seguindo um conceito de trem com carros individuais.
O Via Trolebus esteve recentemente em um centro de manutenção da Siemens, na Alemanha:
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/w5MBgcwN6c0/hqdefault.jpg)