Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Sete tatuzões podem escavar túneis em SP em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante o anúncio da contratação do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô (Santo André-Santa Marina), afirmou que, no ano que vem, sete tuneladoras podem estar em operação na capital e na Região Metropolitana.

Tarcísio também anunciou que, em março, deve ser lançado o edital de obras da Linha 19-Celeste, que ligará a cidade de São Paulo, na estação Anhangabaú, até Guarulhos, na estação Bosque Maia.

“Ano que vem a gente vai ter sete. Vamos ter a tuneladora da Linha 6, que estará na extensão, uma tuneladora na Linha 16, duas tuneladoras na Linha 2 e três tuneladoras na Linha 19″, afirmou.

Cada um dos tatuzões da Linha 19 será responsável pela escavação de um lote de obras, cobrindo cerca de cinco estações cada, já que a linha contará com um total de 15 estações.

No caso do tatuzão da Linha 16, ainda há etapas a serem superadas para viabilizar o reaproveitamento da tuneladora que chegou à Brasilândia nesta semana.

Lotes de obra da Linha 19

📌 Primeiro lote: Abrangerá cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) entre Bosque Maia e Itapegica.

📌 Segundo lote: Terá cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além da construção do Pátio Vila Medeiros.

📌 Terceiro lote: Compreenderá cinco estações e seis VSEs, entre Catumbi e Anhangabaú.

Metrô de São Paulo

Frota de trens

A Linha 19-Celeste contará com 31 trens, com capacidade para transportar 630 mil passageiros por dia. A nova conexão poderá reduzir os deslocamentos em até uma hora, oferecendo integração com três linhas do metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras conexões com o sistema de trens metropolitanos.

Orçamento

O investimento estimado para a Linha 19-Celeste é de R$ 19,5 bilhões, com execução gradual ao longo da implantação. O valor contempla as obras civis, além de etapas futuras, como fornecimento de trens, sistemas de controle e desapropriações necessárias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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