Parte das estações da Linha 10-Turquesa da CPTM passará por reformas ou até mesmo será reconstruída, conforme indicam as minutas do edital de licitação do serviço, atualmente em fase de consulta pública. Em outras palavras, a obrigação da reconstrução ficará a cargo da futura concessisonária.
O leilão e a assinatura do contrato estão previstos para este ano, enquanto as audiências públicas ocorrem ao longo desta semana.
Estações que serão reconstruídas
De acordo com os documentos, seis estações da Linha 10-Turquesa terão suas estruturas refeitas: Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A reconstrução será realizada nos mesmos locais das atuais estações, com exceção de Juventus-Mooca, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que terão um deslocamento de 85 a 180 metros em relação às posições originais.
As estações Ipiranga, Utinga e Prefeito Saladino serão completamente demolidas, enquanto Juventus-Mooca terá suas plataformas removidas, mas manterá a passarela existente. Já Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terão suas estruturas preservadas, sem necessidade de demolição.
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Escadas rolantes e elevadores
Todas as novas estações contarão com saguões elevados acessados por passarelas, além de passarelas de integração a partir da área paga do mezanino na estação Ipiranga, preparando-se para a futura conexão com a Linha 15-Prata do Metrô. Além disso, cada estação contará com dois acessos equipados com escadas fixas, escadas rolantes e elevadores. As novas plataformas serão posicionadas em trechos retos (tangentes) e também terão acessibilidade garantida com escadas e elevadores. Outras melhorias incluem novas salas técnicas e operacionais, além de sanitários públicos acessíveis dentro da área paga das estações.
Novas estações
A concessionária responsável pela operação da Linha 10-Turquesa também deverá construir duas novas estações:
- Parque Mooca – Fará conexão com as futuras Linhas 6-Laranja e 16-Violeta do Metrô.
- ABC – Será integrada ao futuro VLT da Linha 14-Ônix.
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Estação Bom Retiro
Outra novidade será a criação da Estação Bom Retiro, que será construída pela futura concessionária do Lote Alto Tietê, responsável pelas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Essa nova parada ficará entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Luz, na região central de São Paulo. A travessia de pedestres sobre os trilhos será feita por meio de uma passarela conectada à estação.
Além disso, a futura concessionária da Linha 10-Turquesa precisará firmar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a operadora do Lote Alto Tietê, que será responsável pela gestão da estação e do trecho ferroviário. Esse acordo permitirá o compartilhamento da faixa ferroviária para a implantação de uma via exclusiva para o transporte de passageiros.