O Governo do Rio estuda a aquisição de novos trens para o sistema de composições metropolitanas, operado pela SuperVia. Também está no radar a redução da tarifa, que atualmente supera os sete reais. O sistema ferroviário vem registrando queda no número de passageiros.
“Maldita”
Durante o evento o futuro sobre trilhos | CAMINHOS DO RIO, o secretário estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Washington Reis (MDB), não poupou críticas à SuperVia.
“Estamos retirando essa maldita SuperVia, que veio para cá e destruiu o sistema de trens. Se houvesse vontade política e gestão eficiente, teríamos um metrô de superfície integrado ao metrô do Rio”, criticou Reis.
A empresa deve deixar de operar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro em 2025. O acordo para a transição da concessão foi assinado em novembro de 2024, e o estado do Rio de Janeiro repassará cerca de R$ 360 milhões à SuperVia. Em abril de 2023, a Mitsui, empresa japonesa controladora da empresa, desistiu da concessão. A nova operação do sistema ferroviário tem início previsto para julho de 2025.
Novos trens
O secretário também anunciou que, em abril, uma comitiva do estado viajará à China para a aquisição de 30 novos trens, que serão incorporados ao sistema. Atualmente, a operadora conta com 201 trens em operação, sendo mais de 75% da frota composta por veículos novos.
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A frequência dos trens, no entanto, ainda apresenta desafios, com intervalos longos em alguns serviços de baixa capacidade.
Redução da tarifa
Outra medida defendida por Reis é a redução da tarifa em três reais nos próximos cinco meses. O secretário afirmou que essas ações visam incentivar o uso do transporte ferroviário, que é mais sustentável e tem potencial para reduzir o número de veículos nas ruas.