A nova Linha 14-Ônix, que promete conectar Guarulhos e Santo André, contará com uma frota de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).
As audiências públicas da concessão, que também inclui a Linha 10-Turquesa, estão previstas para fevereiro de 2025, nas cidades de São Paulo, Santo André e Guarulhos. A publicação definitiva do edital deve ocorrer em setembro deste ano, com leilão programado para dezembro de 2025.
Frota de VLT
Nos documentos da consulta pública, foi revelado que a frota total será composta por 46 VLTs, incluindo 5 unidades de contingência para o trecho 4, que compreende o percurso entre as estações ABC e Jardim Irene.
Cada VLT terá capacidade para 440 passageiros, comprimento máximo de 45 metros, velocidade de até 80 km/h e acessibilidade com piso baixo, seguindo as normas da ABNT.
Veja também:
- Conheça a futura estação Pimentas
- A futura estação Sacramento
- Conheça a futura estação Hospital Jardim Helena
Intervalo
No trecho entre São Miguel Paulista e Rio das Pedras, o intervalo entre os trens poderá ser de cinco minutos, indicando que será o segmento mais movimentado da linha. Esse trecho terá integração com as Linhas 12-Safira, 11-Coral e 3-Vermelha, além da futura conexão com a Linha 16-Violeta.
Demanda
A Secretaria de Parcerias e Investimentos estima uma demanda de 225 mil passageiros por dia. No trecho inicial, entre Hospital Jardim Helena e Rio das Pedras, a previsão é de 79 mil passageiros diários em um cenário projetado para 2040.
A concessionária responsável pela operação da linha deverá realizar as obras das novas estações, que contarão com plataformas laterais, bloqueios e mezaninos em desnível, garantindo acessibilidade universal em todas as paradas.