Prefeitura de SP recebe estudos para VLT no centro

Fonte: Prefeitura de SP

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, recebeu estudos para a implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da capital paulista.

As análises foram apresentadas pela empresa Global Ace Participações e Investimentos.

O projeto Bonde SP

Em 2023, a Prefeitura anunciou sua intenção de desenvolver um sistema de VLT na região central, denominado “Bonde SP”. O objetivo é modernizar o transporte urbano e contribuir para a revitalização do centro da cidade.

Trajeto previsto

Os estudos iniciais indicam uma rede de aproximadamente 12 km, composta por duas linhas que conectarão cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM. Essas linhas se cruzarão na Avenida São João e contarão com um total de 27 estações de embarque.

Para garantir a integração com o transporte público, o VLT terá conexões diretas com os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, facilitando o deslocamento de passageiros das zonas leste, sul, norte e oeste.

O trajeto planejado inclui pontos estratégicos da cidade, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e o Parque Minhocão.

Divulgação

Operação e funcionamento

O sistema contará com duas linhas, operando a uma velocidade média de 18 km/h e com um tempo estimado de 45 minutos para percorrer todo o trajeto. Os trens terão um operador a bordo e capacidade para transportar até 447 passageiros por viagem.

O serviço estará disponível diariamente das 6h à 0h, com nove composições circulando simultaneamente. Cada linha contará com 13 estações:

  • Linha Vermelha: atenderá principalmente as regiões de Santa Ifigênia e Bom Retiro.
  • Linha Azul: cobrirá áreas próximas à República e à Sé, operando em ambos os sentidos.

Cada trem será composto por cinco carros.

Previsão de inauguração

Durante a 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, foi divulgado que a previsão para o início da operação do Bonde SP é para o ano de 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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