Altas temperaturas podem prejudicar os trilhos dos trens, causando um fenômeno chamado flambagem, que ocorre quando os trilhos se dilatam. As linhas de trens metropolitanos geralmente operam a céu aberto, o que pode potencializar esse tipo de ocorrência, impactando diretamente a operação das composições e, consequentemente, atrasando a viagem dos passageiros.
A solução, muitas vezes, pode estar dentro de casa. Foi o caso da ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9, onde trabalhadores desenvolveram um mecanismo para pintar os trilhos de branco. A cor reflete a maior parte da luz e do calor, absorvendo menos energia luminosa e térmica. Por isso, superfícies brancas tendem a permanecer mais frescas sob a luz solar.
Geralmente, a temperatura do trilho é maior do que a do ambiente. “A gente já está fazendo o controle de temperatura. Vimos a temperatura chegando a 60 graus”, afirmou Valdir Rodrigues Lima Junior, gerente de via permanente e veículos auxiliares da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Segundo ele, essa é uma técnica já utilizada na Europa, e os próprios trabalhadores da empresa decidiram desenvolver um mecanismo para pintar os trilhos. Um veículo rodoferroviário foi adaptado com equipamentos que aplicam a tinta à base de água, que não agride o meio ambiente.
“A gente até tentou buscar algumas soluções aqui, mas realmente não havia nenhuma empresa fornecedora na área metroviária. Então, o objetivo foi tentar desenvolver internamente. Passamos alguns meses criando métodos e equipamentos para chegar à melhor solução”, explicou Valdir.
O trilho pintado pode registrar uma temperatura pelo menos 6°C menor em comparação a um trilho não pintado. Das cerca de 80 quilômetros de trilhos das Linhas 8 e 9, aproximadamente 8 km foram mapeados como possíveis áreas de flambagem.
Confira a reportagem em vídeo em nosso canal no YouTube: