Por dentro das obras da estação Santo Amaro

Plataformas foram alargadas em sete metros - Renato Lobo | Via Trolebus

Milhares de passageiros utilizam as linhas de trem e metrô na zona sul de São Paulo, vindos de diferentes pontos da mesma região e se encontrando em uma das estações mais movimentadas do sistema.

Na estação Santo Amaro, por exemplo, chegam passageiros do Grajaú, que utilizam a Linha 9-Esmeralda e fazem conexão com a Linha 5-Lilás, seguindo em direção a Moema, Brooklin, Paulista ou até o Centro. Outros vêm do Capão Redondo pela Linha 5-Lilás e precisam baldear para a Linha 9-Esmeralda, rumo a Berrini, Pinheiros e Osasco.

Todos se encontram em um mesmo ponto, e o resultado é um local que recebe, diariamente, a mesma quantidade de pessoas que caberia no maior estádio do Brasil: o Maracanã.

Inaugurada em 2002, a estação registrou um aumento de 90% no fluxo de passageiros com a expansão da Linha 5-Lilás até a Chácara Klabin.

Visão da nova plataforma na estação Santo Amaro – Renato Lobo | Via Trolebus

Para atender à crescente demanda, a solução adotada foi a ampliação da área da estação, incluindo plataformas e acessos. As duas plataformas de embarque da Linha 5-Lilás estão sendo alargadas, permitindo maior conforto e fluidez no embarque. Essas novas estruturas foram instaladas por módulos, com o auxílio de uma balsa.

Plataformas laterais foram instaladas em Santo Amaro – Renato Lobo | Via Trolebus

Mais pessoas utilizando as Linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda significaram um aumento no fluxo de passageiros na integração em Santo Amaro. A solução foi triplicar o espaço dessa conexão.

Já sobre as novas plataformas, a etapa da obra está na fase de acabamentos, com a instalação de granito concluída, caixilhos e vidros em processo de colocação, além da finalização das instalações elétricas e da cobertura com telhas. Os itens de acessibilidade também estão sendo implementados.

Nova plataforma de Santo Amaro está na fase de acabamento – Renato Lobo | Via Trolebus

Outra intervenção foi a instalação completa de dois elevadores e suas passarelas na entrada da estação da Linha 5-Lilás, no acesso integrado ao Terminal de Ônibus Guido Caloi, garantindo acessibilidade aos usuários. Outros dois elevadores, que darão acesso às novas plataformas de embarque e desembarque, estão na fase final de acabamento, recebendo as últimas instalações e ajustes metálicos.

E todas esses trabalhos são feitos sem interferir no transporte dos passageiros. Os serviços que possam causar maiores impactos são realizados durante o período noturno, evitando qualquer interrupção na circulação dos passageiros e no funcionamento das linhas.

As duas linhas são administradas pela ViaMobilidade, e a ampliação da Estação Santo Amaro representa a maior obra prevista no contrato de concessão da Linha 5-Lilás. O investimento faz parte dos R$ 3 bilhões estipulados no contrato de concessão.

Principais números:

  • A obra da estação Santo Amaro está na fase final da montagem das estruturas metálicas, com aproximadamente 1.405 toneladas já instaladas. Um dos marcos dessa etapa foi o içamento bem-sucedido e seguro das novas plataformas de embarque e desembarque norte e sul, que foram acopladas à estrutura existente.
  • Atualmente, cerca de 450 profissionais estão envolvidos na execução do projeto.
  • Para garantir a segurança dos ciclistas que utilizam a Ciclovia da Marginal Pinheiros, o trecho sob a área da obra permanece interditado durante o período de trabalho. Como parte do Programa de Compensação Ambiental, a ViaMobilidade já está promovendo a recuperação de uma área degradada de sete hectares, com o plantio de aproximadamente 11,6 mil mudas de espécies nativas. Após a conclusão da obra, a região será revitalizada com o plantio adicional de 1,5 mil árvores nativas.

O ViaTrolebus esteve nas obras da nova estação Santo Amaro, e registrou imagens exclusivas:

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Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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