O que mudou na frota “S”, os novos trens da Linha 15-Prata

Máscara do trem S29, o primeiro a chegar no Pátio Oratório - Renato Lobo | Via Trolebus

O Metrô de São Paulo está recebendo as primeiras unidades de um lote de 19 novos trens para o monotrilho da Linha 15-Prata. Os veículos serão necessários para reforçar a operação da linha, que registra um crescimento constante no número de usuários, além de suprir a demanda futura que chegará ao sistema por meio das duas expansões previstas:

  • Entre Vila Prudente e Ipiranga
  • Entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego

A previsão é que os novos trechos sejam entregues em 2027.

A Frota S

Recentemente, o Via Trolebus esteve no Pátio Oratório e acompanhou de perto a chegada da primeira composição do novo lote, a S29, fabricada na China pelas empresas Alstom e CRRC.

O design frontal do trem segue o mesmo padrão das 27 primeiras unidades fabricadas pela Bombardier, conhecidas como Frota M. Seguindo a nomenclatura alfabética, o Metrô classificou os novos trens como Frota S.

Renato Lobo | Via Trolebus

Evolução dos Trens

Como de praxe, a estatal busca aprimorar os novos trens com base na experiência adquirida com as frotas anteriores. Foi assim com a Frota P, atualmente operada na Linha 5-Lilás pela ViaMobilidade, que recebeu melhorias a partir das sugestões dos metroviários. O trem, adquirido pelo Metrô, é um dos melhores avaliados pelos funcionários.

Agora, com 10 anos de operação do monotrilho, a Frota S representa uma evolução da Frota M. No entanto, as mudanças mais significativas estão em componentes não visíveis ao passageiro.

Principais Melhorias

  • Roda de carga: o pneu que suporta todo o peso do monotrilho foi aprimorado para aguentar mais carga, e o sistema run-flat também passou por melhorias. O sensor de temperatura das rodas foi modernizado.
  • Engates: as peças que conectam os carros foram redesenhadas, sendo classificadas como “semi-permanentes”, o que garante maior vida útil e mais elasticidade.
  • Sapatas coletoras: o sistema que coleta energia do trilho lateral da viga-guia foi redesenhado para aumentar sua durabilidade.
  • Vidros: os novos são mais leves e resistentes.
Novo mapa dinâmico dos trens da frota S- Renato Lobo | Via Trolebus

Mudanças no Interior

As cores do salão de passageiros foram mantidas, mas alguns detalhes foram alterados para reduzir custos de manutenção e melhorar a experiência do usuário.

Interior do trem S29. Piso está coberto e assentos com plástico para o processo de montagem final – Renato Lobo | Via Trolebus
  • Assentos: os novos são feitos de fibra de vidro, um material mais barato para substituição, além de contar com maior expertise na manutenção pelo Metrô.
  • Pega-mãos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida: foram reposicionados para facilitar o acesso aos assentos reservados.
  • Mapas dinâmicos: foram redesenhados para melhor visualização.
  • Gangway: a conexão entre os carros agora conta com piso metálico, proporcionando mais resistência e segurança.
  • Ar-condicionado: as saídas de ar dos filtros foram otimizadas, reduzindo significativamente o tempo necessário para troca e manutenção.

Novos Intercomunicadores

Uma das melhorias sugeridas pelos funcionários do Metrô foi a relocalização do intercomunicador para comunicação com o operador/CCO. Agora, o equipamento será instalado em uma posição mais baixa, permitindo o acesso de cadeirantes, que geralmente ocupam os primeiros ou últimos carros da composição.

Intercomunicador foi instalado mais baixo por conta dos cadeirantes – Renato Lobo | Via Trolebus

Essas mudanças refletem a busca por mais eficiência operacional, conforto e acessibilidade para os usuários do Metrô de São Paulo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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