Nova Linha 14 da CPTM prevê estação ao lado do Parque do Carmo

Divulgação: Prefeitura de SP

O projeto de concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix segue em fase de consulta pública, com documentos detalhando as futuras estações e o modelo de operação sob gestão privada. A empresa vencedora da concessão será responsável pela construção de um novo corredor ferroviário, ligando Santo André a Guarulhos e atravessando a zona leste de São Paulo.

Divulgação: Governo de SP

Estação Parque do Carmo

Entre as novas paradas previstas está a Estação Parque do Carmo, que atenderá a região do parque homônimo, um dos maiores da cidade, com cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada.

De acordo com as minutas do edital de concessão da Linha 14-Ônix, a estação ficará na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, em uma área predominantemente residencial, com empreendimentos de médio e alto padrão nas proximidades. A menos de um quilômetro da estação, estão o Parque do Carmo, a Faculdade e o Colégio Paschoal Dantas.

Local da estação:


Outras estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Método construtivo

O projeto prevê uma estação subterrânea construída pelo método de Vala a Céu Aberto (VCA), com mezanino e duas plataformas laterais de 60 metros de comprimento. A acessibilidade será garantida por elevadores, escadas rolantes e fixas, além de sinalização tátil e visual. O mezanino contará com áreas pagas e não pagas, bilheteria, salas operacionais, sanitários acessíveis e sistemas de climatização adequados.

Projeção da futura estação Parque do Carmo – Foto: Governo de SP

Além da estação, o projeto prevê melhorias viárias no entorno, incluindo novos passeios, rebaixamento de guias, demarcação de faixas de pedestres, baias para táxis e bicicletários. A iluminação será em LED, e a infraestrutura seguirá padrões modernos de segurança e acessibilidade. A estimativa é que a estação receba cerca de 14 mil passageiros por dia.

Prazos de implantação

A Linha 14-Ônix será construída em quatro trechos:

  • Trecho 1: Hospital Jardim Helena ↔ Rio das Pedras
  • Trecho 2: Rio das Pedras ↔ ABC
  • Trecho 3: Hospital Jardim Helena ↔ Bonsucesso
  • Trecho 4: ABC ↔ Jardim Irene

A construção da Estação Parque do Carmo está prevista no trecho 1, que pode ocorrer  no terceiro ano após a assinatura do contrato.

O leilão das Linhas 10 e 14 deve ocorrer ainda este ano, enquanto a assinatura do contrato de concessão está programada para 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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