Nono trem novo da Linha 15-Prata está em montagem na China

Divulgação: Metrô de São Paulo

O Metrô de São Paulo adquiriu 19 novos trens para a Linha 15-Prata do monotrilho, atualmente em produção pela fabricante chinesa CRRC, em parceria com a Alstom.

Primeiro trem já entregue

O primeiro trem da nova frota, denominada Frota S, chegou ao Pátio Oratório em novembro do ano passado.

Montagem em andamento

Os novos trens seguem a numeração contínua da Frota M, começando a partir da unidade 28. O S36, mais recente em fabricação, está atualmente em processo de montagem na China, conforme o último relatório de empreendimentos.

Quantos já chegaram?

Até o momento, apenas um dos trens, o S27, está no Pátio Oratório. A terceira composição desembarcou no Porto de Santos nesta terça-feira (11), vinda de Xangai, e deve ser transportada para o Pátio Oratório até o final de fevereiro, juntamente com a segunda unidade, que chegou em janeiro.

Próximos passos

Antes de serem encaminhados ao pátio, os trens precisam passar pelo processo de liberação aduaneira. Depois disso, serão posicionados sobre as vigas por um braço mecânico, dando início à montagem final, que leva aproximadamente 20 dias por unidade. Nessa fase, serão realizados testes dinâmicos e estáticos, além dos procedimentos para obtenção do certificado de segurança.

Tecnologia e operação

As 19 novas composições contam com sistemas avançados de controle e telecomunicações, incluindo o UTO (Unattended Train Operation), permitindo operação automatizada sem necessidade de um operador a bordo. Além disso, os trens possuem câmeras de monitoramento, iluminação em LED e um sistema de gerenciamento inteligente de energia. A expectativa é que os novos trens comecem a operar no início do segundo trimestre de 2025.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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