A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô anunciou a seleção do Consórcio Planal Tec-M3 para a prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura na futura Linha 20-Rosa. O contrato prevê o mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas, além do levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário e alinhamento predial das áreas destinadas aos pátios de estacionamento e manutenção de trens.
Consórcio vencedor
O consórcio vencedor é formado pelas empresas Planal Tecnologia, Serviços e Engenharia Ltda. e Metro Cúbico Engenharia Ltda., sendo selecionado para atuar nos três lotes do projeto. A análise das propostas comerciais e dos documentos de habilitação levou à classificação e aprovação do grupo, conforme comunicado oficial do Metrô.
A Linha 20 deve ter dois pátios, um em Santo André e outro na região de Santa Marina.
Áreas que carecem de Metrô
A construção da Linha 20-Rosa é uma das apostas da atual gestão estadual para a expansão da malha metroviária, levando o sistema de alta capacidade para fora da capital paulista e atendendo regiões que ainda não possuem esse tipo de transporte, como São Bernardo do Campo e bairros de São Paulo, como o Cursino.
O trajeto completo prevê a ligação da Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa da CPTM, até Santa Marina, na zona oeste da capital. No entanto, ainda não há definição sobre qual trecho será executado primeiro, apesar de declarações de autoridades indicarem que o segmento entre Santo André e Saúde pode ser priorizado.
Estágio atual do projeto
Também não há uma data exata para o início das obras. Atualmente, o Metrô está contratando o projeto básico da linha, enquanto o governo do estado conduz estudos para sua concessão, que devem ser concluídos ainda este ano.
De acordo com o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, o edital, o leilão e a assinatura do contrato podem ocorrer em 2026. Há ainda a possibilidade de conceder a Linha 20-Rosa em conjunto com a Linha 1-Azul do Metrô, proposta que segue em discussão.