Metrô de São Paulo avança com licitação para energia na expansão da Linha 2-Verde
Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025, o Metrô de São Paulo anunciou que o Ágis Consórcio venceu a licitação para as obras civis da subestação de energia Anália Franco, parte da expansão da Linha 2-Verde. A proposta vencedora foi de R$ 188,9 milhões, superando outras duas empresas que foram desclassificadas no processo.
O contrato inclui não apenas a construção da subestação, mas também o fornecimento e a instalação dos sistemas elétricos e auxiliares necessários para o funcionamento da estrutura.
![](https://viatrolebus.com.br/wp-content/uploads/2025/02/linha2-verde-guarulhos-dutra.jpg)
Prazos
O projeto de ampliação da Linha 2-Verde prevê um acréscimo de 8,3 km e a construção de oito novas estações, conectando Vila Prudente à Penha (Linha 3-Vermelha). Com a conclusão desse trecho, a mobilidade na Zona Leste será aprimorada, facilitando o deslocamento dos passageiros para outras áreas da cidade e aliviando a sobrecarga em outras linhas do sistema metroviário. A estimativa é que cerca de 1,2 milhão de usuários sejam beneficiados diariamente.
O primeiro trecho, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem entrega prevista para 2027. Já a extensão até a Penha deve ser concluída em 2028, conforme cronograma do governo.