O presidente Lula e o governador Tarcísio de Freitas participaram juntos, nesta quinta-feira, da cerimônia de lançamento do edital de licitação do Túnel Santos-Guarujá.
A estrutura terá 870 metros de extensão e será construída sob o mar para conectar as cidades de Santos e Guarujá. O investimento total está estimado em R$ 6 bilhões, com recursos divididos entre o Governo do Estado, Governo Federal e a iniciativa privada, que ficará responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
O leilão está marcado para o dia 1º de agosto de 2025, e a assinatura do contrato está prevista para o quarto trimestre do mesmo ano.
O túnel terá uma profundidade de 21 metros e atenderá a uma demanda significativa: atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente o canal utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Além do tráfego rodoviário, uma das faixas do túnel poderá ser adaptada para a passagem do VLT, criando uma conexão direta entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá.