O Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, preparou uma programação especial para o mês de fevereiro, com destaque para exposições, visitas mediadas e experiências imersivas.
Entre os eventos, a mostra “Línguas Africanas que Fazem o Brasil” explora a influência das línguas banto, iorubá e ewe-fon no português falado no Brasil. A exposição, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, conta com instalações, performances, projeções e manifestações culturais africanas, como turbantes, cabelos trançados e tambores. A exibição ficará disponível até o dia 9 de fevereiro, no 1º andar do museu, com ingressos a R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Aos sábados e domingos, a entrada é gratuita.
Outra atração é a mostra “Vidas em Cordel”, que valoriza a cultura popular brasileira por meio da literatura de cordel. A exposição acontece no Pátio B do museu, de terça a domingo, com entrada gratuita todos os dias.
O Museu da Língua Portuguesa, administrado pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, faz parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e utiliza tecnologia e interatividade para apresentar a riqueza e diversidade da língua portuguesa.
A melhor forma de acesso ao museu é pela Linha 4-Amarela do Metrô, operada pela ViaQuatro. Aos sábados, a entrada é patrocinada pelo Grupo CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Para mais informações e a programação completa, acesse: www.museudalinguaportuguesa.org.br.