Local da estação na Avenidas Dr. Custódio de Lima | Reprodução: Google Maps
CPTM

Linha 14-Ônix terá estação na Estação Vila Jacuí: veja o local e prazos

A concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM está na fase de consulta pública, e os documentos relacionados estão disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos.

Linha 14-Ônix

A Linha 14-Ônix será um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com 23 estações, conectando Guarulhos a Santo André. O trajeto passará por bairros da zona leste de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e São Mateus. Uma das paradas previstas é a Estação Vila Jacuí.

A Estação Vila Jacuí

De acordo com um dos documentos do projeto, a Estação Vila Jacuí será implantada no bairro Parque Cruzeiro do Sul, em São Paulo, entre as Avenidas Dr. Custódio de Lima e Jacu Pêssego.

A região tem predominância de ocupação residencial horizontal de gabarito baixo e médio, além de áreas de uso misto. A estação será construída em uma área verde linear, cercada por vegetação rasteira e acompanhada pelas duas avenidas paralelas. A 1,2 km a oeste da estação, encontra-se o Parque Primavera.

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Estação Elevada

A Estação Vila Jacuí será elevada, com dois acessos laterais — um ao norte e outro ao sul —, garantindo conectividade e acessibilidade ao entorno. O projeto prevê uma estrutura composta por mezanino e plataforma elevada, construída em concreto armado, com cobertura metálica. Haverá um acesso para a Jacu-Pêssego e outro para a Avenida Dr. Custódio de Lima.

Vista da estação na Avenida Jacu-Pêssego | Reprodução: Google Maps

Cronograma de Implantação da Linha 14-Ônix

A implantação da linha será feita em fases, seguindo o planejamento:

📌 Trecho 1: Hospital Jardim Helena ↔ Rio das Pedras
📌 Trecho 2: Rio das Pedras ↔ ABC
📌 Trecho 3: Hospital Jardim Helena ↔ Bonsucesso
📌 Trecho 4: ABC ↔ Jardim Irene

O trecho que contempla a Estação Vila Jacuí está previsto para ser implantado no terceiro ano a partir da data de eficácia do contrato, ou seja, quando a norma jurídica começar a produzir efeitos.

O documento “Sumário da Pré-Viabilidade” menciona que o primeiro trecho pode ser entregue em 2030.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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