O Governo da Bahia divulgou as primeiras imagens do VLT de Salvador passando por retrofit na fábrica da CAF, em Hortolândia, no interior de São Paulo.
De acordo com comunicado da administração estadual, as composições estão sendo submetidas a revisões técnicas detalhadas para garantir qualidade, conforto e segurança aos passageiros.

“Os trens do modelo URBOS 100 estão entre os melhores do mundo em durabilidade, eficiência e conforto. Maravilha, né? O serviço inclui a checagem da carroceria, motores, parte elétrica e mecânica, além da substituição de peças”, divulgou o governo baiano.
Os 40 trens foram originalmente produzidos para o sistema de Cuiabá, mas o projeto acabou não saindo do papel.

Os veículos, projetados para transportar até 400 passageiros, contarão com 77 assentos, espaço para 323 pessoas em pé, acessibilidade e um sistema de proteção contra colisões e atropelamentos. A previsão é que todas as composições estejam operacionais até 2028.

Extensão e estrutura do projeto
O VLT de Salvador será implantado em três trechos:
- Trecho 1: Ilha de São João ↔ Calçada
- Trecho 2: Paripe ↔ Águas Claras
- Trecho 3: Águas Claras ↔ Orla de Piatã

Ao todo, o sistema terá 36,4 km de extensão e 34 paradas. Com um orçamento superior a R$ 5 bilhões, o projeto promete oferecer um transporte moderno, seguro e eficiente, além de impulsionar o desenvolvimento econômico ao longo do trajeto.