O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos, informou sobre prazos para tirar do papel a futura Linha 16-Violeta do Metrô, que deve partir da estação Oscar Freire e chegar até a Zona Leste de São Paulo.
O novo ramal contará com 25 estações e terá 32 km de extensão. A previsão é que a linha atenda e beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros por ano.
Por meio do site da pasta, é possível ver os prazos dos próximos passos da nova linha, que no futuro pode chegar à cidade de Tiradentes.
Cronograma
Segundo a publicação, a audiência pública da nova linha pode ser realizada no terceiro trimestre de 2025, assim como o edital de licitação. Já o leilão pode ocorrer no quarto trimestre de 2025, e o contrato pode ser celebrado no primeiro trimestre de 2026.
Linha dos Parques
A Linha 16 contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa (ou paraíso); Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14-Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na estação Jardim Paulista, além de conexão com três terminais de ônibus.

A linha completa prevê a ligação de Oscar Freire com Cidade Tiradentes, mas sua primeira fase pode contemplar apenas o trecho da região dos Jardins até Abel Ferreira.
O projeto nasceu dos estudos do Metrô e depois teve manifestação de interesse privado. Cogita-se, segundo falas do governador Tarcísio de Freitas, o uso de uma das tuneladoras que escavou a Linha 6 para a escavação da nova Linha 16.