O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos, estipulou um cronograma para tirar do papel dois projetos de trens de passageiros de médio percurso, que integram a rede de Trem Intercidades (TIC).
Trata-se dos eixos Leste e Sul do TIC, que devem partir de São Paulo até São José dos Campos, no caso do Eixo Leste, e da capital paulista até Santos, referente ao Eixo Sul.
Cronograma
Segundo o site da pasta, os estudos que estão traçando a modelagem da concessão e que também devem definir os trajetos devem ficar prontos no segundo trimestre de 2026. Já as audiências públicas estão programadas para ocorrer no terceiro trimestre de 2026.
O edital de licitação deve ser publicado no quarto trimestre de 2026, enquanto o leilão está programado para ocorrer no primeiro trimestre de 2027. Já o contrato pode ser celebrado no segundo trimestre de 2027.
Trem para Santos
O site da pasta descreve que o trajeto, ainda a ser definido, pode variar entre 80 e 130 km de extensão, sendo percorrido em 90 minutos e beneficiando nove municípios e 1,8 milhão de pessoas. Além desses números, 13 mil empregos devem ser gerados, e o projeto impactará diretamente no desafogamento do Sistema Anchieta-Imigrantes.
São estudadas três alternativas:
- Via ABC, Paranapiacaba e Cubatão
- Via Linha 9-Esmeralda, Parelheiros e Mongaguá
- Via Rodovia dos Imigrantes e Mongaguá

Trem para São José dos Campos
Será a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba, finalizando o percurso no município de São José dos Campos. O trajeto deverá ser realizado em 75 minutos, passando por quatro municípios e beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas. A extensão total da linha deverá ser de 80 a 130 km, e a definição do trajeto será feita após os estudos de viabilidade.

Também são estudados dois traçados, utilizando a via férrea existente, entre eles a antiga Ferrovia Central do Brasil.