Governo de São Paulo autoriza estudos para expansão da Linha 6-Laranja do Metrô
O Governo de São Paulo autorizou a realização de estudos para duas extensões da Linha 6-Laranja do Metrô. As ampliações, que vinham sendo mencionadas em discursos de autoridades, começam agora a ganhar forma.
O projeto prevê duas novas expansões:
- Ao norte: entre Brasilândia e Velha Campinas.
- Ao sul: entre São Joaquim e Parque da Mooca.
Os dois trechos juntos somam sete quilômetros de extensão.
Processo para viabilizar a expansão
Na prática, a decisão tomada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) abre caminho para um aditivo contratual com a Linha Uni, concessionária responsável pela operação da linha. Após a formalização do aditivo e a conclusão dos estudos, será necessário iniciar as obras.
O Governo do Estado avaliará a inclusão da expansão no contrato de concessão como um investimento adicional.
“Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Método de escavação será diferente em cada trecho
De acordo com um comunicado do governo estadual, a obra utilizará diferentes métodos de escavação, conforme as condições geológicas do solo.
- Trecho São Joaquim – Mooca: será utilizado o Tatuzão (TBM – Tunnel Boring Machine), equipamento que permite a escavação de túneis sem impacto na superfície.
- Trecho Brasilândia – Velha Campinas: a escavação será feita pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), mais adequado para solos rochosos.
Previsão de início das obras
Até o momento, o governo estadual não divulgou um prazo para o início dos trabalhos.