O Aeroporto de Congonhas deve ganhar uma conexão com a malha de trem e metrô por meio de uma estação da Linha 17-Ouro do monotrilho. O passageiro terá acesso à parada por meio de um túnel que liga os dois espaços.
Quem utilizar a Linha 17 a partir do local terá acesso ao restante da malha por meio das integrações previstas nas estações Campo Belo e Morumbi, conectando-se às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, respectivamente.

A estação está recebendo portas de plataforma, segundo registros feitos pelo site. A Estação Aeroporto de Congonhas, assim como outras paradas, vem sendo equipada com essas estruturas, que proporcionam mais conforto e segurança ao usuário.
A expectativa é que a estação, assim como as demais sete do trecho, seja entregue em 2026.

Três serviços a partir de Congonhas
A Linha 17-Ouro do monotrilho está planejada para se estender até a estação Jabaquara em uma ponta e até a estação São Paulo-Morumbi na outra.
Quando totalmente concluída, a linha poderá contar com até quatro tipos de serviço distintos, de acordo com um documento técnico referente à obtenção da licença ambiental do projeto. Somente a partir de Congonhas, serão três opções de trajeto.
Com um total de 17,7 km de extensão, interligando Jabaquara à estação São Paulo-Morumbi e incluindo o ramal que passa pelo Aeroporto de Congonhas, o planejamento operacional prevê os seguintes atendimentos:
1 – Serviço Jabaquara–São Paulo-Morumbi
Ligação completa entre os dois extremos da linha.
2 – Serviço Congonhas–São Paulo-Morumbi
Atendimento estendido ao trecho já previsto para 2026, conectando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi.
3 – Serviço Jabaquara–Congonhas
Rota direta entre a Linha 1-Azul e o Aeroporto, facilitando o deslocamento de passageiros vindos do ABC e do litoral para Congonhas.
4 – Serviço Congonhas–Brooklin Paulista
Opção complementar ao trajeto principal, ligando Congonhas à estação Brooklin Paulista.
As opções de atendimentos serão possíveis graças a um aparelho instalado na Avenida Roberto Marinho.