As obras das oito estações da Linha 17-Ouro do monotrilho estão concentradas nos sistemas e nas instalações de equipamentos, como as portas de plataforma. Nos casos dos monotrilhos, que operam sem condutores, as barreiras são essenciais para o funcionamento do sistema.
Algumas paradas estão recebendo as estruturas, e no caso de Campo Belo, algumas fachadas de vidro já foram instaladas, de acordo com imagens de Thiago Nonato enviadas ao Via Trolebus.
A futura estação promoverá a integração da Linha 17-Ouro com a Linha 5-Lilás do metrô. Outra parada que também funcionará como estação de integração está recebendo os equipamentos, como é o caso de Morumbi, que vai conectar o monotrilho à Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Nesta estação, segundo o último relatório de empreendimentos, as plataformas estão sendo estruturadas para as fachadas. Também há estruturas sendo montadas na estação Vereador José Diniz.

Fornecedor das Portas
As portas de plataforma, assim como o material rodante, foram produzidas na China e estão sob responsabilidade da BYD.
Assim como os trens, as estruturas passaram por testes no país de origem.
Prazos da Linha 17
A instalação nas sete estações restantes está prevista para ser concluída até abril de 2025.
O Metrô informou em nota que a meta é finalizar as obras civis principais até o segundo semestre de 2025, permitindo o avanço na instalação dos sistemas necessários para que a Linha 17-Ouro possa ser inaugurada e entrar em operação em 2026, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiando cerca de 100 mil pessoas por dia.