Estação Aricanduva adota método diferente de construção na Linha 2-Verde

Renato Lobo

A construção da Estação Aricanduva, na Linha 2-Verde do Metrô, se destaca como a mais peculiar entre as oito novas paradas do ramal, devido ao uso do método de poços secantes.

Ao invés de um único poço central, a obra conta com seis poços interligados, reforçados por estruturas circulares na superfície e vigas entre os círculos, garantindo maior estabilidade à escavação. Esse mesmo modelo já foi adotado anteriormente nas estações Adolfo Pinheiro, Brooklin e Campo Belo, que utilizaram poços circulares sobrepostos em sua construção.

Renato Lobo

Conclusão das concretagens

Em novembro de 2024, o ViaTrolebus acompanhou a concretagem do primeiro dos seis poços da estação:

YouTube video

De acordo com um vídeo divulgado pela construtora Agis, a concretagem do sexto poço está prevista para ser concluída em abril de 2025.

Estrutura e previsão de inauguração

Segundo o Metrô de São Paulo, a Estação Aricanduva terá uma área total de 19,5 mil m² e deverá atender cerca de 25 mil passageiros por dia. Sua profundidade será de 27 metros, distribuídos em cinco níveis, que vão da plataforma até a superfície.

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A estação contará com 18 escadas rolantes, cinco elevadores e outros elementos que garantem acessibilidade para os usuários.

A previsão de inauguração é para 2028, junto com as estações Penha, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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