Metrô SP

Empresa oferece proposta para validação da extensão da Linha 2 até Guarulhos

O Consórcio Quadrante-Meta, formado pelas empresas Meta Engineering e Quadrante Viaponte, apresentou a melhor proposta para os projetos de extensão da Linha 2-Verde, no trecho entre Penha e Dutra. A informação consta em uma ata da sessão pública da concorrência, disponível no portal de transparência do Metrô.

Agora, haverá análises dos documentos e fase de recursos, antes da homologação do contrato, que trata da:

“Prestação de serviços técnicos especializados para análise técnica e validação dos projetos executivos civis da Fase 2 da Linha 2-Verde, no trecho entre o VSE Padre João (exclusive) e o VSE Castelo Branco (inclusive), além da análise técnica e validação dos projetos executivos civis e de sistemas, apoio à fiscalização das obras civis e implantação dos sistemas para ampliação do Pátio Tamanduateí e da Subestação Primária Anália Franco, da Linha 2-Verde.”

Trecho contará com o segundo tatuzão

Há expectativa de que o segundo tatuzão da Linha 2-Verde, responsável por escavar o trecho entre Penha e Guarulhos, inicie seus trabalhos em 2026. A ordem de serviço para a compra do maquinário foi emitida no ano passado.

O trecho em questão terá 5,8 km de extensão e contará com cinco estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.

Prazos estabelecidos

O edital de licitação para as obras de uma das estações, disponível no site do Metrô, detalha os prazos e marcos importantes do projeto, incluindo a passagem do tatuzão. Confira os principais pontos:

  • Ordens de serviço, elaboração do projeto executivo e serviços ambientais: prazo de até 60 dias após a assinatura do contrato.
  • Início das obras: estimado para 470 dias (aproximadamente 15 meses) após a assinatura do contrato, o que pode ocorrer por volta de meados de 2026.
  • Construção das estruturas para a chegada e movimentação do tatuzão (incluindo berço de arraste): prazo de 1.199 dias (cerca de 39 meses), indicando que o tatuzão pode passar pela estação por volta de meados de 2029, caso o contrato seja assinado em 2025.
  • Preparo da via para instalação dos trilhos: prazo de 2.064 dias (cerca de cinco anos e meio), com previsão de início em meados de 2031.
  • Conclusão das obras civis: prevista para 2.094 dias (pouco mais de cinco anos e meio), com finalização estimada entre 2031 e 2032, caso o contrato seja firmado no próximo ano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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