A ViaMobilidade divulgou o novo traçado da extensão da Linha 5-Lilás, que ligará o Capão Redondo ao Jardim Ângela. As obras podem ser iniciadas ainda neste ano, e ficarão a cargo da operadora.
Segundo o documento “REVISÃO DAS ALTERNATIVAS LOCACIONAIS E TECNOLÓGICAS (Obras de extensão da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo)”, a nova configuração do traçado é maior do que a apresentada anteriormente. A extensão será de 4.913 metros, dos quais 2.082 metros serão em elevado, 198 metros em vala a céu aberto e 2.633 metros subterrâneos.
Mudança no projeto
O que explica a mudança é o fato de que o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho não faz mais parte do empreendimento, resultando na exclusão da construção da pista norte do binário viário do objeto de licenciamento.
Além das duas estações no novo trecho — Jardim Ângela e Comendador Sant’Anna (elevada) —, haverá três Poços de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) e um Terminal de Integração de Ônibus Urbano.
Localização da estação Jardim Ângela
Segundo o documento, a nova parada ficará ao lado do terminal de ônibus de mesmo nome. Tanto a estação quanto o trecho ser;a em subterrâneo. A parada terá plataformas laterais.
Projeto anunciado há mais de uma década
Em 2012, o Metrô de São Paulo chegou a elaborar o projeto diretriz da extensão, que previa um trajeto mais curto, com cerca de 4,1 quilômetros. Na época, foram realizados projetos funcionais e sondagens de solo.
O tema voltou à tona em 2021, quase dez anos depois, quando o ex-governador João Doria anunciou que a expansão poderia ser conduzida pela ViaMobilidade.
Já em meados de 2023, na atual gestão de Tarcísio de Freitas, foi novamente prometida a inclusão das duas novas estações na linha que liga Capão Redondo à Chácara Klabin.
O prazo de conclusão das duas estações é 2028.