CRRC pode montar fábrica em SP: Veja o possível local

A fabricante de trens chinesa CRRC pode abrir uma fábrica em Araraquara, no interior do estado, segundo declarações do Governador Tarcísio de Freitas durante entrevista ao Conexão Paulista.

A empresa deve fornecer trens para o Metrô de Belo Horizonte e venceu recentemente o leilão para fornecer 44 composições para o Metrô de São Paulo. Além disso, há um indicativo de que a CRRC pode entregar 15 trens para o serviço expresso entre Campinas e São Paulo, além de sete trens paradores para o trem intermetropolitano Jundiaí-Campinas.

E aí o que eles já pensaram? ‘Opa, vou ter que montar uma fábrica de trens em São Paulo.’ Aí pegaram aquela fábrica que estava fechada lá em Araraquara. ‘Opa, é lá que eu vou. Vou montar uma fábrica lá em Araraquara, e vai gerar emprego para a região

Mais trens a vista

Se os planos do governo estadual se concretizarem, há no horizonte uma série de projetos que vão demandar novos trens, o que explica o interesse da fabricante chinesa em produzir composições, ou pelo menos montar trens, em território paulista.

Somente o lote ABC-Guarulhos, que contempla as linhas 10 e 14 da CPTM, prevê 62 composições, sendo 46 VLTs e 16 trens de oito carros. Já na Linha 19-Celeste, cujas obras podem começar em 2026, serão mais 31 trens.

Possível localização da fábrica

Conforme informado pelo site MetrôCPTM, possivelmente a CRRC poderá adquirir a fabrica da IESA que está em recuperação judicial:

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus